Inbound Marketing: Como aumentar as vendas através dessa ferramenta?

Inbound Marketing: Como aumentar as vendas através dessa ferramenta?

O Inbound Marketing pode ser um conjunto de estratégias fundamental para o seu negócio.

Descubra como.

Durante muito tempo empresas utilizaram o marketing tradicional como a ferramenta para alavancar as vendas.

Mas as mudanças digitais e de comportamento do consumidor exigiram uma nova forma de pensar.

O Inbound Marketing tem sido um método utilizado por grandes empresas, para trazer resultados e atender as novas necessidades dos consumidores.

A liberdade do consumidor de buscar pelo que precisa, faz com que empresas tenham a necessidade de oferecer um conteúdo de qualidade, atraindo e se relacionando com os consumidores.

Por isso, o Inbound Marketing é a ferramenta ideal para aumentar as vendas da sua empresa.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing – ou em tradução livre, Marketing de Atração – consiste em estratégias de marketing digital, utilizadas para construir um relacionamento, conquistar mais clientes e por fim, gerar mais vendas.

A ideia neste tipo de estratégia é atrair o cliente por meio de conteúdos relevantes, educando-o sobre o seu segmento de atuação e se tornando uma empresa de autoridade para o consumidor.

A principal diferença entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing, é que neste caso, é o cliente procura pela empresa e não o contrário.

Jornada de compra

A jornada de compra, nada mais é do que as etapas que o seu cliente percorre até tomar a decisão de compra e se tornar um cliente.

Entender e respeitar essa jornada é fundamental para construir uma boa estratégia de Marketing Digital e atingir o seu público-alvo no momento ideal.

Geralmente, ela consiste em 4 etapas, entenda:

  • Aprendizado e descoberta: É o momento em que o consumidor está desenvolvendo o interesse pelo assunto, sem saber exatamente que precisa solucionar um problema ou atender a uma necessidade.
  • Reconhecimento do problema: Agora, o consumidor já se aprofundou no assunto e percebe que tem um problema ou necessidade a ser resolvida.
  • Avaliação de soluções: Depois de buscar por soluções para o seu problema, o comprador analisa qual é a melhor opção para a sua necessidade.
  • Decisão de compra: Por fim, o momento em que o comprador realiza a compra do produto ou serviço selecionado.

Como aplicar o Inbound Marketing

Para que o Inbound Marketing traga os resultados esperados para sua empresa, é fundamental proporcionar um bom conteúdo e no momento ideal, respeitando a jornada do consumidor.

Para isso, o processo de Inbound consiste em 4 etapas fundamentais, entenda:

  • Atração: Este é o momento de chamar o público para os seus canais digitais, isso acontece por meio de conteúdo relevante, que atrai de forma efetiva os potenciais consumidores, uma vez que eles buscaram pelo assunto por interesse próprio. Sendo assim, esse público estará mais engajado com a sua marca e terá uma tendência maior de consumir o seu produto.
  • Conversão: Mais do que atrair o público é necessário reconhece-los e transforma-los em leads – oportunidades de vendas. A conversão, neste caso, se trata de conseguir dados do potencial consumidor, a fim de fazê-lo avançar no processo e compra.Neste momento, o consumidor precisa sentir que está obtendo algum benefício, para isso você pode por exemplo, oferecer algum material bônus em troca das informações desejadas.
  • Relacionamento: Como visto anteriormente, é importante respeitar a jornada de compra do consumidor, e entender que o estágio em que o visitante se encontra. Muitas vezes ele não estará preparado para realizar a compra por alguns motivos como: falta de confiança, falta de interesse, falta de dinheiro ou até mesmo por ainda não ter percebido o problema.

Manter um relacionamento com o potencial consumidor será importante para criar essa necessidade e levar o lead aos próximos estágios e até a decisão de compra.

  • Venda: Depois de alimentar os leads com conteúdo de qualidade é preciso analisar quais estão no estágio final do processo, prontos para serem abordados para a compra do seu serviço ou produto.

Depois de todas essas etapas, é preciso iniciar uma nova jornada para fidelizar o cliente e fazer com que ele continue buscando soluções com a sua empresa.

Esta etapa de fidelização é muito importante para que ele promova sua marca, trazendo mais clientes para o seu negócio.

Avalie os resultados

Durante todo esse processo, é importante que a equipe de marketing mensure os resultados e o andamento da estratégia.

Um grande benefício do Inbound Marketing é a possibilidade de avaliar esses resultados em tempo real, possibilitando realizar mudanças na estratégia se necessário.

Além disso, acompanhar as métricas de forma correta torna o resultado muito mais ágil e assertivo, o que reduz custos e aumenta as possibilidades de alcançar as metas desejadas.

Para um bom relatório, você pode analisar alguns pontos como: Taxa de conversão, investimento por visitante, investimento por lead e ROI – Retorno sobre investimentos.


Referências
Resultados Digitais, Rock Content, Orgânica Digital

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