O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias do marketing focada em atrair, converter e encantar os clientes. O Marketing de atração, como também é chamado o Inbound, difere do conceito tradicional da publicidade e propaganda e possibilita conectar as marcas com o público-alvo por meio dos pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e estratégias em Redes Sociais.
O marketing sempre se baseou em interrupções. As empresas tiravam a atenção das pessoas de suas tarefas diárias para mostrar o produto ou serviço em questão e mostrar o quão eficiente ou vantajoso aquilo seria na vida delas.
Para trazer um exemplo mais real, pense em quando você está vendo TV ou ouvindo rádio e aquilo que você está consumindo da mídia é interrompido por um comercial, que não necessariamente é de um produto ou serviço do qual você esteja interessado, no entanto não tem a opção de parar ou até mesmo comprar sem ter que ir a um ponto de venda.
Com a chegada e popularização da internet tudo isso mudou completamente. O hábito de consumo das pessoas é outro e agora são elas que decidem o que querem ou não ver, pesquisam e tiram dúvidas antes de comprar, leem o que as pessoas estão dizendo sobre o seu produto ou serviço.
Sabendo de tudo isso, é evidente que as empresas também precisam adequar a forma como se comunicam com o clientes e como se relacionam. E dentro das técnicas e estratégias que foram nascendo para se adequar a este novo modo de fazer marketing, o Inbound foi o melhor deles.