Você está visualizando atualmente Tráfego pago x tráfego orgânico: em qual deles eu devo investir?

Tráfego pago x tráfego orgânico: em qual deles eu devo investir?

Muitos empreendedores que estão construindo uma presença on-line se deparam com essa dúvida a respeito do tráfego pago e do tráfego orgânico; qual será a melhor estratégia para investir?

Pois bem, ambos podem trazer resultados relevantes para o seu negócio quando feitos de forma planejada e estratégica.

Pensando nisso, nós aqui da Wonzi resolvemos trazer esse conteúdo não só para responder à pergunta sobre qual deles você deve investir, mas também para apresentar as diferenças entre o tráfego pago e o tráfego orgânico. Acompanhe a leitura conosco até o final!

O que é tráfego?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é o tráfego: trata-se da movimentação das pessoas na internet.

Imagine que o site da sua empresa esteja pronto. Agora, é preciso que as pessoas acessem o mesmo, certo? Pois bem, quanto mais pessoas acessarem, maior será o tráfego; isso porque você terá mais pessoas trafegando pelo site. Deu pra entender?

A diferença se dará na forma que as pessoas chegarão a esse site. Veja:

Tráfego pago

Como o próprio nome já diz, no tráfego pago, nós pagamos para que os visitantes cheguem no destino on-line que você deseja, seja no site da empresa ou nas redes sociais. Isso é feito com anúncios patrocinados.

O processo é simples, você escolhe uma palavra-chave e só paga quando uma pessoa clica no seu anúncio.

Para criar esses anúncios, existem algumas ferramentas. Essas são as principais:

Google AdWords: trata-se de uma ferramenta do Google que põe um preço nas palavras-chave, realiza leilões e oferece suporte para quem deseja anunciar. Aqui é possível segmentar o público, escolher formatos, personalizar o anúncio, determinar para qual tipo de dispositivo você deseja anunciar, entre diversas outras funcionalidades.

Facebook Ads: a Meta (novo nome para a empresa detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp) também tem a sua ferramenta de anúncios com alta segmentação, além de permitir vários formatos e chamadas para aumentar as suas conversões.

Tráfego orgânico

Se no tráfego pago você precisa investir dinheiro para que a as pessoas cheguem ao seu site ou rede social, no tráfego orgânico não existe um custo direto (pelo menos não em dinheiro). Aqui, as pessoas chegam através das pesquisas no Google, por exemplo.

Ou seja, se alguém pesquisar por uma determinada palavra-chave que está sendo usada pela sua empresa para melhorar os índices de ranqueamento no Google, seu negócio irá aparecer nos resultados de pesquisa.

Para melhorar essa posição, o ideal é investir em marketing de conteúdo, pois com ele é possível produzir conteúdos otimizados que ajudam as pessoas a encontrar a sua empresa no Google.

As práticas de SEO podem ser utilizadas para potencializar a estratégia de marketing de conteúdo. Escolhendo bem as palavras-chave que sejam adequadas ao interesse do seu público-alvo, as chances de atrair um bom tráfego orgânico para sua empresa são bem maiores.

Trafego pago x tráfego orgânico: o segredo é o equilíbrio

Ambos os tipos de tráfego oferecem vantagens e desvantagens, e tudo vai depender do seu objetivo no momento.

Para resultados a longo prazo, o tráfego orgânico é uma boa pedida, já que ele exige um comprometimento maior e não oferece resultados instantâneos.

Agora, se você deseja um retorno mais imediato, é melhor investir no tráfego pago, pois as ferramentas utilizadas nessa estratégia tendem a acelerar a exibição dos seus anúncios, aumentando as chances de um bom retorno.

Porém, a nossa dica é que você mescle essas duas estratégias para aproveitar as vantagens de cada uma e conquistar os melhores resultados.

Mas é claro que fazer isso não é tão simples assim; é preciso ajuda de uma equipe qualificada. A boa notícia é que nós podemos te ajudar!

Somos especialistas em soluções como:

– Social media

– Campanhas publicitárias

– Identidade visual

– Sites

– Vídeos

Todos os nossos projetos são focados em entregar resultados reais para nossos clientes, e estamos no mercado desde 2012.

Torne seu negócio relevante também. Clique aqui e saiba mais!