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4 elementos essenciais para criar o planejamento estratégico de redes sociais da sua empresa

Nos dias de hoje, dizer que uma empresa precisa estar nas redes sociais é chover no molhado, não é mesmo?

Por isso, se você chegou até aqui, vamos partir do pressuposto que você já conhece a importância dessa ferramenta para o sucesso do seu negócio, e não vamos perder tempo tentando te convencer disso – vamos direto para o conteúdo prático!

De fato, para estar presente nas redes sociais, é preciso planejamento; não basta pegar o celular, tirar qualquer foto da sua empresa, postar no Instagram e dizer que isso é o suficiente.

E este é o intuito do artigo: te mostrar quais são os 4 elementos essenciais para criar o planejamento estratégico da sua empresa. Quer saber quais são? Então continue a leitura.

1 – Tenha uma persona

Quando falamos de redes sociais, estamos falando de uma “rede para socializar”, ou seja, é um lugar para criar conexões, fazer amigos, conversar, etc.

E para você ter uma boa conversa com alguém, é preciso conhecer aquela pessoa, concorda?

Daí a importância da criação da sua persona, um personagem fictício que é criado a partir de dados reais para representar o seu cliente ideal.

É com a persona que você precisa se comunicar nas redes sociais, criando conteúdos que ela gosta, resolvendo seus problemas, tirando dúvidas e ajudando com o que ela precisa.

2 – Faça um bom planejamento

Depois de criar a persona, você deve estar se perguntando “Beleza, mas como vou me comunicar com ela através das redes sociais?”. Pois bem, vamos descobrir isso depois de bastante planejamento.

Portanto comece analisando como os seus concorrentes atuam nas redes sociais, entendendo o que dá certo e o que dá errado. Veja o que é possível aperfeiçoar para replicar no seu negócio.

Entenda: isso não é cópia, chama-se benchmarking.

Após isso, partimos para o terceiro passo.

3 – Escolha as redes, os formatos e a frequência de postagem

É importante que você perceba que cada rede social tem sua linguagem, formato, público e suas características únicas, e isso nos ajuda a atingir diferentes objetivos de marketing. Neste caso, você precisa escolher a rede social que faça sentido para o seu negócio.

Você também precisa definir a frequência de postagem que esteja de acordo com o que você consegue entregar; não adianta definir que você fará 3 posts por dia se você não tem tempo e nem mão de obra disponível para isso.

Comece com poucos posts e vá aumentando a frequência conforme você vai se acostumando com a ferramenta e entendendo o que funciona melhor.

4 – Analise e otimize os resultados

“O que pode ser medido pode ser melhorado” já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker (1909/2005).

Como já falamos no início, quando se trata de redes sociais, não basta apenas apertar o botão de publicar. É preciso também um trabalho de gerenciamento.

Isso envolve calendário editorial, produção de conteúdo, agendamento, análise de resultados e muito mais estratégias.

Mas você, empreendedor, precisa dar uma atenção especial ao desempenho dos seus posts para saber o que vem funcionando e trazendo mais engajamento e retorno financeiro.

Sabendo o que dá certo, você consegue replicar nos próximos posts, e com o tempo vai crescendo tanto em número de seguidores quanto em dinheiro no seu bolso, é claro; afinal de contas, não dá pra pagar boletos com likes do Instagram, não é mesmo?

 

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