You are currently viewing Anúncios em podcasts: seria a melhor aposta em marketing do momento?

Anúncios em podcasts: seria a melhor aposta em marketing do momento?

De acordo com uma matéria publicada pelo Portal B9 em março deste ano, os anúncios em podcasts devem render US$ 1 bilhão de receita nos EUA em 2021.

Como se não bastasse, uma pesquisa realizada pela Audio.ad, unidade de negócios em conteúdos publicitários em áudio da Cisneros Interactive, mostrou que de cada 10 pessoas que ouviram um podcast ou áudio digital em 2020, 4 fizeram uma compra que foi influenciada por algum anúncio nesse formato.

São dados interessantes e que não podem ser ignorados, não é mesmo? Portanto, continue a leitura até o final para saber mais sobre os anúncios em podcasts!

A atualização do “merchan”

Quem aí nunca viu os apresentadores de programas de auditório da televisão interromperem suas atividades para venderem produtos específicos? Provavelmente você lembrou da Aracy Top Therm ou do Juarez da TekPix, não é mesmo?

Pois bem, hoje em dia, o “merchan” como é chamada a prática de merchandising, ainda acontece nos programas de televisão, mas a sua relevância é bem menor.

Em contrapartida, os anúncios em podcasts, que são um novo estilo de merchan, vêm se tornando uma tendência que precisa ser explorada.

Um formato eficaz

Como os anúncios nos podcasts são realizados principalmente por um áudio de alta qualidade, os ouvintes tendem a compreender e memorizar melhor aquilo que está sendo dito.

Além disso, o podcast é um formato de conteúdo que pode ser facilmente consumido: você pode ouvi-lo no trabalho, na academia, enquanto cozinha, enquanto curte uma praia, etc. Ou seja, o podcast é capaz de acompanhar a rotina dos ouvintes.

E outra coisa importante sãos os hosts, ou apresentadores. Normalmente as pessoas respeitam e confiam nos apresentadores do seu podcast preferido, o que é muito benéfico para a marca que lá anuncia. Afinal de contas, você só compra de quem você confia, concorda?

Incluindo o podcast na sua estratégia de marketing

Antes de mais nada, é importante lembrar que anunciar no podcast não é fazer milagre; por mais que os números estejam crescendo cada vez mais e que nós estejamos falando que o formato é realmente eficaz, um anúncio por si só não é garantia de sucesso.

Por isso, se você deseja anunciar em um podcast, é importante que esse anúncio faça parte de uma estratégia integrada de marketing, isto é, um planejamento elaborado com variadas ações para alcançar o seu potencial cliente. O podcast pode ser um desses caminhos, mas ele precisa ser encarado como um aliado, e não como uma solução definitiva.

Sendo assim, procure ter um conhecimento aprofundado do seu público – quais são suas principais características, seus desejos, seus sonhos, seus problemas e como o seu produto ou serviço vai ser útil para essas pessoas.

Com isso, você consegue fazer uma escolha mais assertiva do podcast onde sua marca será anunciada. É importante que seja um podcast que o seu público ouviria (não adianta vender carne em um podcast para vegetarianos, por exemplo).

Essa não é uma tarefa fácil, mas se bem executada, tende a render bons resultados.

Lembre-se: caso você precise de ajuda, conte conosco! Somos especialistas em soluções como:

– Vídeos;

– Social media;

– Campanhas publicitárias;

– Identidade visual;

– Sites;

Todos os nossos projetos são focados em entregar resultados reais para nossos clientes, e estamos presentes no mercado desde 2012.

Torne seu negócio relevante também. Clique aqui e saiba mais!