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Plano de marketing para 2022: veja como criar o seu

Caso você almeje crescer o seu negócio em 2022, mas não sabe como fazer isso, criar um bom plano de marketing pode ser a solução.

Apesar de não ser uma garantia de sucesso, o plano de marketing pode te dar a direção correta a ser seguida e ainda te ajuda a corrigir a rota quando necessário. É como um mapa para chegar ao destino desejado.

Como 2022 já está batendo na nossa porta, nós aqui da Wonzi resolvemos compartilhar esse artigo para te ajudar a criar um bom plano de marketing para sua empresa. Acompanhe conosco!

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é um registro que inclui os objetivos, estratégias, análises e resultados a serem alcançados pela empresa até uma determinada data.

É importantíssimo que o plano de marketing esteja vinculado com a gestão do negócio como um todo. Ou seja, ele precisa estar intimamente ligado às estratégias da empresa e com os demais setores.

Não existem regras definidas para se criar um plano de marketing; o importante é que, uma vez criado, ele seja executado para que se alcancem os resultados esperados.

Quais as etapas de um plano de marketing?

Vamos citar aqui as etapas que nós recomendamos que você siga para criar o seu plano, mas vale lembrar que você pode adaptá-las de acordo com a realidade do seu negócio.

1 – Analise o seu setor e a sua empresa

Para que você prospere no seu setor, é importante que você o compreenda muito bem: como ele funciona, qual a real necessidade dos consumidores e como que os seus concorrentes que já atuam nesse setor se comportam.

Além disso, você precisa entender como a sua empresa está no momento atual, especialmente quando falamos sobre missão, visão, valores e resultados a serem alcançados a longo prazo.

2 – Tenha uma persona

A persona é um personagem fictício que é criado a partir de dados reais para representar o seu cliente ideal.

É com a persona que você precisa se comunicar nas suas campanhas publicitárias, criando conteúdos que ela gosta, resolvendo seus problemas, tirando dúvidas, criando produtos relevantes e ajudando-a da melhor maneira possível.

3 – Defina seus objetivos

É importante que seus objetivos não sejam amplos, como “vender mais”, “ser mais reconhecido” ou “ter mais seguidores nas redes sociais”. É preciso que eles sejam específicos e mensuráveis. Por exemplo: “Vender 45% a mais em relação a 2021”.

4 – Escolha as estratégias e defina o investimento

Como você irá alcançar esses objetivos? Escolha quais serão as estratégias tomadas e defina quanto você estará disposto a investir.

Você poderá utilizar ações como:

– Marketing de conteúdo

– Social Media

– Construção de um site

– Campanhas publicitárias

– Entre diversas outras estratégias de marketing;

5 – Crie um cronograma

Agora chegou a hora de colocar os prazos.

Evite deixar as datas em aberto, pois isso abre margem para procrastinação; ao escolher as estratégias, coloque uma data limite para que elas sejam realizadas.

6 – Analise e otimize os resultados

“O que pode ser medido, pode ser melhorado” já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker (1909/2005).

É preciso dar uma atenção especial ao desempenho das ações para saber o que vem funcionando e trazendo mais engajamento e retorno financeiro.

Conclusão

Se você chegou até aqui, você já sabe que 2022 será um ano importantíssimo para o marketing e que a sua empresa precisa estar preparada para isso.

Portando, não deixe de explorar ao máximo o potencial de um plano de marketing.

E vale deixar claro que se você precisar de ajuda, conte conosco, afinal de contas, não é fácil realizar tudo isso sozinho ou sem uma equipe capacitada.

Somos especialistas em soluções como:

– Vídeos;

– Social Media;

– Campanhas publicitárias;

– Identidade visual;

– Sites;

Todos os nossos projetos são focados em entregar resultados reais para nossos clientes, e estamos no mercado desde 2012.

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