Você já assistiu a algum vídeo do YouTube esta semana?
Provavelmente sim.
O YouTube é o site mais acessado do mundo, ficando atrás apenas do Google (e eles são da mesma empresa).
É por isso que ter uma boa estratégia de conteúdo para essa rede social pode ser muito relevante para o seu negócio em termos lucrativos.
Pensando nisso, preparamos este artigo com muito carinho para te ajudar nessa missão. Acompanhe a leitura conosco até o final!
1 – Foque no público
Antes de mais nada, você precisa saber para quem você está criando o conteúdo. Quais são os interesses das pessoas que irão se inscrever no seu canal? Quais os benefícios que elas terão assistindo aos seus vídeos? Que diferença você vai fazer na vida delas?
Tendo em mente essas respostas, você poderá determinar o seu segmento e uma identidade visual que combine com os interesses do seu público-alvo.
Vale ressaltar que, em se tratando de YouTube, muita gente acaba focando somente no algoritmo. Entretanto, o algoritmo do YouTube não dá atenção para o vídeo, mas sim para os espectadores. Por isso, ao invés de tentar agradar o algoritmo, agrade o público!
2 – Elabore conteúdos de qualidade
Quando falamos de qualidade, não estamos falando só do roteiro do conteúdo em si, mas do visual e do som também. Afinal de contas, o canal estará representando sua marca, e você não quer que esta seja sinônimo de má qualidade, certo?
Portanto, dê uma atenção especial para a produção e edição dos vídeos, a ponto de que a experiência de quem está assistindo seja prazerosa.
Lembrando que não é necessário investir uma grana pesada para comprar aparelhos caros, mas sim ter um esforço para que o vídeo fique caprichado.
Atente-se à iluminação, cenário e, principalmente, ao áudio. Ninguém merece assistir a um vídeo com um áudio ruim, não é mesmo?
3 – Baseie suas decisões em dados
Se você estiver com uma boa frequência de publicações de conteúdos realmente de qualidade, a performance do seu canal tende a subir. Assim, você começará a ter dados para analisar e, com eles, melhorar os seus resultados.
Utilize-os para conhecer a fundo seu público, seus hábitos de visualização, os tipos de conteúdo que são mais assistidos, a taxa de retenção, os vídeos com mais likes, etc.
A análise de público pode oferecer outros dados valiosos, como o horário do dia em que seus inscritos mais frequentam o YouTube. Sabendo disso, você pode definir uma estratégia de publicação para seus próximos conteúdos.
4 – Inove e explore formatos diferentes
Evite ficar preso a um único formato de vídeo para seu canal no YouTube.
Muitos youtubers famosos costumam fazer Unboxing, que é basicamente gravar um vídeo enquanto você abre a caixa de algum produto. Você poderia fazer esse formato abrindo algum produto da sua empresa. O que acha?
Um time-lapse também pode ser uma boa. Neste formato, você deixa a câmera filmando algo durante um longo período de tempo e, na edição, você acelera o que foi filmado. Por que você não testa esse formato filmando alguma operação da sua equipe de trabalho, como a expedição, por exemplo?
Recentemente, o YouTube lançou o Shorts, um formato desenvolvido especialmente para dispositivos móveis, onde é possível gravar, assistir e compartilhar conteúdos diretamente do celular. É bem parecido com o Tik Tok ou com o Reels do Instagram. Vale a pena conferir e ver se você consegue produzir algo que faça sentido com sua marca por lá.
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É claro que para atingir os melhores resultados com um canal no YouTube, o melhor a se fazer é contar com quem é especialista no assunto; a boa notícia é que você pode contar com a Wonzi!
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