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A Publicidade em Podcasts: ouça bem essa tendência.

Como a publicidade está sendo impactada pelos Podcasts?

Os Podcasts já existem desde 2004, mas agora a presença de publicidade nesse meio tem crescido cada vez mais, tornando-se uma tendência dentro do marketing digital.

O que é um Podcast?

Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming.
Nestes arquivos podem ser disponibilizados os mais variados tipos de conteúdo, como informação, educação, entretenimento, etc.
Ele pode ser ouvido em diversos dispositivos, o que auxiliou na sua popularização.
Pense no podcast como um blog, mas ao invés de escrever, as pessoas falam.
O podcast costuma abordar um assunto específico, para construir uma audiência fiel.
É uma ótima mídia para compartilhar conhecimento ao público de forma diferenciada.
Dentro do marketing de conteúdo, o formato possibilita uma grande conexão com o público.
Através das vozes e da forma leve e descontraída, aproximando a marca do consumidor e tornando a empresa referência no assunto discutido.
A acessibilidade ao podcast é um dos principais fatores que o tornam relevante para o público, por não exigir leitura e possibilitar que o ouvinte exerça outras atividades enquanto consome as informações.
No ano passado foram realizadas duas pesquisas importantes no Brasil sobre o consumo de áudio.
A Audio.ad fez o seu segundo estudo sobre o consumo de áudio no Brasil e revelou que 25% de todos os entrevistados afirmam escutar podcasts regularmente.
Já a Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), em sua PodPesquisa, aponta que mais da metade de todos que ouvem podcasts fazem isso diariamente.
O consumo de podcasts se dá basicamente pelo celular (91%) e principalmente quando as pessoas estão em trânsito (79%) ou fazendo atividades domésticas (68%).
 
Dentro deste cenário, grandes anunciantes começaram a experimentar o formato, como é o caso da Petrobras, Caixa Econômica Federal, SENAC, Natura entre outros. Mas como fazer publicidade nos Podcasts?

A Publicidade nos Podcasts

No Marketing Digital, para aplicar uma tática de Podcast é preciso conhecer muito bem o público-alvo e saber o que ele espera, além é de criar um conteúdo altamente direcionado e relevante, para gerar o impacto esperado.
 
A publicidade nos podcasts pode acontecer de quatro maneiras diferentes:
  • Spots de áudio: spots de 30 segundos inseridos dinamicamente antes, durante ou depois do programa;
  • Testemunhais: formato gravado pelos locutores do programa que aparecem no meio do episódio e geralmente têm entre 1 e 2 minutos de duração;
  • Programa temático: formato no qual um programa inteiro é feito com base em um tema passado pelo anunciante;
  • Programa do cliente: quando uma marca faz seu próprio conteúdo em Podcasts e disponibiliza isso em seus ambientes digitais.
Segundo pesquisa realizada pela empresa norte-americana Edison Research em 2017, a audiência do Podcast é mais propensa a entender a mensagem e a realizar compras dos produtos anunciados.
 
Em relação as métricas, o podcast possibilita medir o alcance, o número de plays e saber quantas pessoas consumiram o conteúdo ou abandonaram na metade.
Porém dependendo de como for o formato do podcast, as pessoas podem baixar o arquivo para ouvir “off-line”, o que não permite ter todas as métricas de reprodução.