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3 dicas essenciais para aplicar o Storytelling no seu negócio

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Quantas histórias você já contou hoje? Eu aposto que várias.

Todos nós estamos contando histórias frequentemente; seja justificando porque nos atrasamos para um compromisso, explicando quais são os planos para o fim de semana ou contando para um amigo como foi o sonho da noite anterior.

A humanidade ama histórias, e uma prova disso é que a maioria das crianças pede para o pai ou a mãe contarem histórias antes de dormir.

Acompanhamos histórias na TV, no cinema e até mesmo nas redes sociais.

E o mais interessante de tudo isso é que elas podem ser úteis para nossos negócios. Foi pensando nisso que resolvemos trazer esse artigo com 3 dicas essenciais para aplicar o Storytelling no seu negócio. Acompanhe!

O que é o Storytelling?

Do inglês, “story” significa história e “telling”, contar. Ou seja, Storytelling é a arte de contar histórias de maneira envolvente, usando técnicas de escritores e roteiristas para transmitir uma mensagem clara, eficaz e inesquecível para seu público.

Anúncios publicitários, entrevistas de emprego, palestras, discursos políticos e programas de televisão já utilizam o Storytelling há muito tempo. Sem contar, é claro, os formatos que dependem dele para existir, como os filmes, peças de teatro, séries, novelas, etc.

Quais as vantagens do Storytelling para o seu negócio?

Além de ser barato de se aplicar, o Storytelling pode trazer muitas vantagens para seu negócio. Veja algumas delas!

Maior visibilidade: na internet, temos milhões de marcas e pessoas disputando pela atenção do usuário. Logo, se você quiser que a sua marca chame a atenção, é necessário utilizar uma boa estratégia, e nada melhor do que o Storytelling para isso, afinal de contas, uma boa história sempre prende a atenção do público.

Presença no imaginário das pessoas: qual marca vem à sua cabeça quando você pensa em esponja de aço? Pois é, isso mostra que ela está no seu imaginário. Quando uma marca começa a contar histórias, ela também tende a ficar cada vez mais no imaginário das pessoas. É muito mais fácil se lembrar de uma história interessante do que de uma publicidade comum.

Clientes fiéis: com o Storytelling, é possível explorar os diferenciais da sua marca, estes que são capazes de fazer você construir um relacionamento sólido com o seu cliente, que decidirá comprar de você sempre que pensar no seu nicho de mercado.

3 dicas essenciais para aplicar o Storytelling no seu negócio

1 – Saiba que você tem muitas histórias para contar

Como mencionado na introdução do artigo, todos nós temos muitas histórias para contar e fazemos isso com frequência na nossa vida. Quando nos referimos ao seu negócio, isso não é diferente.

Logo, a primeira dica é para que você entenda e aceite que existem muitas histórias para se contar, mesmo que você não se considere criativo.

2 – Escolha as histórias relevantes

Beleza, você já entendeu que tem muitas histórias para contar, mas nem por isso que você precisa contar todas de uma só vez; selecione aquelas que são relevantes para o seu público.

Por exemplo, a história da fundação da sua empresa é legal e trará benefícios se o público souber dessa informação? Se a resposta for sim, então pense numa forma de contar essa história. Talvez um vídeo institucional seja a solução.

3 – As histórias não são sobre você

A última dica pode ser um pouco dura, mas necessária. Quando decidimos contar as histórias, tendemos a querer falar bastante de nós mesmos, mas isso pode não ser tão relevante.

As histórias devem ser sobre seus clientes.

Você já percebeu como os filmes, séries ou novelas que você mais gosta têm a ver com você, isto é, você consegue se identificar com o personagem principal? É sobre isso que estamos falando.

Se você, empreendedor, ficar falando somente sobre sua própria história, talvez o público não se identifique tanto assim.

Portanto, procure falar sobre seu público; conte histórias de pessoas que tiveram contato com seu produto ou serviço e tiveram benefícios, por exemplo. Fale sobre os diferenciais da sua marca, mostre como aproveitar a sua solução da melhor maneira, apresente sua equipe, etc.

Tudo isso pode gerar identificação no seu público, e esse é um dos grandes objetivos do Storytelling.

Conclusão

E aí, o que você achou? Decidiu aplicar o Storytelling no seu negócio? Conte pra gente nos comentários!

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