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Humanização de marcas: entenda o que é, quais as características e os seus benefícios

Você já ouviu falar em humanização de marcas? Quer entender mais sobre o assunto?

Então confira este artigo.

Seja sincero: você se sente confortável quando interage com um chat empresarial robótico, quando encara muitas burocracias para fazer alguma compra ou quando recebe um atendimento frio e indiferente?

A resposta provavelmente é não, certo?

Todos nós preferimos as marcas que são mais próximas, transparentes e amigáveis com o seu público. Ou seja, as marcas que são mais humanas.

Desta forma, é importante que você entenda o conceito da humanização das marcas e a sua real importância, e é exatamente isso que você vai ver no artigo de hoje. Acompanhe!

O que é a humanização de marcas?

Segundo a Oxford Languages: humanizar é tornar-se humano, dar ou adquirir condição humana.

Em outras palavras, humanização é quando uma marca consegue ser percebida não somente como uma empresa, mas sim como um amigo, alguém que as pessoas querem ter por perto. É fazer com que a marca se torne o mais próximo possível do humano.

Características de uma marca mais humanizada

Todas as marcas de sucesso no mercado atual são humanizadas, isso é fato. Se pararmos para analisar como elas agem e lidam com seu público, podemos destacar algumas características que podem ser replicadas para que você também possa humanizar a sua marca. Confira!

Compromisso com as pautas sociais

Ser responsável com o meio ambiente e cuidar do bem-estar da sociedade em geral é uma das principais característica das marcas humanizadas, e isso faz toda a diferença para o público na atualidade.

Uma prova disso foi a pesquisa realizada em 2020, numa parceria entre a Union + Webster. O resultado revelou que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.

Menor burocracia possível

Marcas humanizadas têm deixado de lado a burocracia e complicação para migrar a uma atenção contínua e efetiva, onde o consumidor é o protagonista da situação, e a sua opinião tem a devida importância.

Quando se trata de reclamações e solicitações dos clientes, marcas com essa característica são ágeis na resposta e resolvem o problema rapidamente, eliminando os obstáculos entre a empresa e o cliente.

Comunicação amigável e relevante

Uma marca humana não é aquela que todas as vezes que conversa com um potencial cliente procura ser persuasiva para vender seus produtos; muito pelo contrário, elas procuram primeiramente criar uma conexão natural e amigável, gerando valor ao cliente acima de tudo.

Além disso, a comunicação adotada tem a linguagem do público, sem termos muito formais ou rebuscados.

Os benefícios da humanização de marcas

Quando feito de maneira correta, a humanização de marcas pode trazer diversos benefícios para empresa, como:

  • Branding mais forte: o branding é a gestão de marca da empresa, como seu nome, imagens ou ideias associadas a ela, como o slogan, logotipo e outros elementos da identidade visual. Uma marca humanizada acaba ganhando um posicionamento muito mais fortalecido no mercado, o que favorece todo o branding em geral.
  • Vínculos duradouros: quando você está em um ambiente com uma pessoa agradável, nem sente vontade de ir embora, não é mesmo? Isso acontece porque acabamos criando vínculos com pessoas agradáveis e humanas, e o mesmo se dá com as marcas humanizadas.
  • Fidelização: tendo criado vínculos com a marca, o cliente passa a ser fidelizado. Ótimas experiências fazem com que o cliente queira comprar novamente de você, buscando por aquela experiência mais e mais vezes. E a fidelização vai além de uma nova compra – o cliente passa a indicar a sua marca para outras pessoas.

Percebeu como é importante humanizarmos a nossa marca? São muitos os benefícios de fazê-lo.

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