Você já ouviu falar em humanização de marcas? Quer entender mais sobre o assunto?
Então confira este artigo.
Seja sincero: você se sente confortável quando interage com um chat empresarial robótico, quando encara muitas burocracias para fazer alguma compra ou quando recebe um atendimento frio e indiferente?
A resposta provavelmente é não, certo?
Todos nós preferimos as marcas que são mais próximas, transparentes e amigáveis com o seu público. Ou seja, as marcas que são mais humanas.
Desta forma, é importante que você entenda o conceito da humanização das marcas e a sua real importância, e é exatamente isso que você vai ver no artigo de hoje. Acompanhe!
O que é a humanização de marcas?
Segundo a Oxford Languages: humanizar é tornar-se humano, dar ou adquirir condição humana.
Em outras palavras, humanização é quando uma marca consegue ser percebida não somente como uma empresa, mas sim como um amigo, alguém que as pessoas querem ter por perto. É fazer com que a marca se torne o mais próximo possível do humano.
Características de uma marca mais humanizada
Todas as marcas de sucesso no mercado atual são humanizadas, isso é fato. Se pararmos para analisar como elas agem e lidam com seu público, podemos destacar algumas características que podem ser replicadas para que você também possa humanizar a sua marca. Confira!
Compromisso com as pautas sociais
Ser responsável com o meio ambiente e cuidar do bem-estar da sociedade em geral é uma das principais característica das marcas humanizadas, e isso faz toda a diferença para o público na atualidade.
Uma prova disso foi a pesquisa realizada em 2020, numa parceria entre a Union + Webster. O resultado revelou que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis.
Menor burocracia possível
Marcas humanizadas têm deixado de lado a burocracia e complicação para migrar a uma atenção contínua e efetiva, onde o consumidor é o protagonista da situação, e a sua opinião tem a devida importância.
Quando se trata de reclamações e solicitações dos clientes, marcas com essa característica são ágeis na resposta e resolvem o problema rapidamente, eliminando os obstáculos entre a empresa e o cliente.
Comunicação amigável e relevante
Uma marca humana não é aquela que todas as vezes que conversa com um potencial cliente procura ser persuasiva para vender seus produtos; muito pelo contrário, elas procuram primeiramente criar uma conexão natural e amigável, gerando valor ao cliente acima de tudo.
Além disso, a comunicação adotada tem a linguagem do público, sem termos muito formais ou rebuscados.
Os benefícios da humanização de marcas
Quando feito de maneira correta, a humanização de marcas pode trazer diversos benefícios para empresa, como:
- Branding mais forte: o branding é a gestão de marca da empresa, como seu nome, imagens ou ideias associadas a ela, como o slogan, logotipo e outros elementos da identidade visual. Uma marca humanizada acaba ganhando um posicionamento muito mais fortalecido no mercado, o que favorece todo o branding em geral.
- Vínculos duradouros: quando você está em um ambiente com uma pessoa agradável, nem sente vontade de ir embora, não é mesmo? Isso acontece porque acabamos criando vínculos com pessoas agradáveis e humanas, e o mesmo se dá com as marcas humanizadas.
- Fidelização: tendo criado vínculos com a marca, o cliente passa a ser fidelizado. Ótimas experiências fazem com que o cliente queira comprar novamente de você, buscando por aquela experiência mais e mais vezes. E a fidelização vai além de uma nova compra – o cliente passa a indicar a sua marca para outras pessoas.
Percebeu como é importante humanizarmos a nossa marca? São muitos os benefícios de fazê-lo.
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