Com a tecnologia aliada contra a pandemia, o impacto é muito menor.
Você já ouviu falar nos países Estônia e Letônia? Como esses países usaram a tecnologia aliada contra a pandemia e o impacto positivo que isso gerou comparado a outros grandes países.
Eles são pequenos países do leste europeu e são considerados um dos países mais conectados do mundo. A Letônia tem uma das internets mais rápidas da Europa, e a Estônia é considerado o país mais digital do mundo pela InterNations, uma empresa de rede social para imigrantes. Para você ter uma ideia em uma lista de 68 países o Brasil se encontra apenas na 50º posição.
Conclusão
Para chegar nessa conclusão, foram considerados como base a disponibilidade de serviços governamentais online, a facilidade de obter um número de celular local, a disponibilidade de internet de alta velocidade em casa, facilidade de fazer pagamentos sem dinheiro físico e acesso aberto à internet.
Tecnologia aliada contra a pandemia do corona vírus.
Na Estônia, dois dias antes do fechamento das escolas por conta do corona vírus, o país resolveu se organizar fazendo um “hackathon” virtual de 48 horas, simplesmente reuniram pessoas de formações diferentes do país inteiro na internet para pensar em soluções contra a pandemia usando tecnologia. Por essas e outras que são conhecidos como uma das sociedades digitais mais avançadas do mundo. Inclusive o Skype foi criado lá, entre outras grandes startups de tecnologia, que já valem mais de 1 bilhão de dólares, como o Bolt e Transferwise.

Tecnologia bem investida e o crescimento rápido desses países.
Se considerarmos que há muito pouco tempo, esses países eram república da extinta União Soviética, tornaram-se independentes no início dos anos 90, a partir disso aumentaram seus laços comerciais com o resto do mundo, investindo em educação e tecnologia tiveram um alto crescimento econômico desde então.
O impacto positivo da tecnologia não se deu apenas na economia e na “forma” dos estonianos e letãos viverem, mas também o número de casos e mortes se comparado a outros países ricos da Europa é muito menor, signitivamente. O aeroporto de Riga, capital da Letônia é um dos hubs da Europa, e de lá passam voos todos os dias que ligam as principais capitais europeias.

Viver através do digital
Os estonianos já estão tão acostumados a estudar, trabalhar e consumir contando com soluções digitais, que diferente do restante da população mundial não estão sofrendo nesse processo, o que para os brasileiros tem sido um pouco mais dolorido. O acesso à internet é considerado um direito humano básico na Estônia. Com tantas vantagens, esses países também são considerados a casa dos nômades digitais. Qualidade de vida, custo de vida baixo, internet super-rápida é um convite para quem pode trabalhar de qualquer lugar do mundo.
A economia do país está intimamente ligada à tecnologia: seu governo é digital e a maioria dos serviços por lá podem ser oferecidos virtualmente. Uma espécie de ID digital permite que a população faça coisas como votar e receber prescrições médicas pela internet, e suas informações pessoais são armazenadas com total segurança e privacidade. Isso parece loucura se aplicarmos a nossa realidade, não é?
Reflexão
Para refletir, lembre-se que a pandemia é temporária, mas a transformação que ela irá trazer não, você está preparado para essa transformação?