Nutrição de Leads: estratégia que pode gerar mais vendas

Nutrição de Leads: estratégia que pode gerar mais vendas

Nutrição de Leads: saiba como essa estratégia pode gerar mais vendas para o seu negócio.

Você sabe o que é um Lead certo?
Se ainda não sabe, nós temos um outro artigo aqui no blog, falando sobre o que é qual a sua importância.

De forma resumida, um Lead é um potencial cliente, é alguém que demonstrou interesse em se informar sobre um produto ou serviço da uma marca, disponibilizando dados pessoais para a empresa, em troca de materiais relevantes que a empresa oferece.

A captação de Leads é fundamental dentro do marketing digital, sendo o principal meio de conversão de vendas.

Mas só realizar a captação não basta para conquistar bons resultados, porque a maioria dessas pessoas que demonstram interesse e disponibilizam seus dados pessoais para uma empresa, ainda não estão preparadas para realizarem uma compra.

É preciso ter as informações certas para identificar os Leads qualificados, que são aqueles que sabem que tem problema e estão dispostos a procurar uma solução.

Por isso, a partir dos dados que o Lead compartilhou, a equipe de Marketing deve trabalhar para guiar o Lead pelo funil de vendas até fechar um negócio.

E essa estratégia chama-se nutrição de Leads.

Nesse artigo nós veremos a fundo o que é a nutrição de leads, porque ela é tão importante para sua empresa e como realizar uma nutrição eficiente.

O que é Nutrição de Leads?

A Nutrição de Leads consiste em enviar uma sequência de e-mails relacionados ao que o Lead demonstrou interesse quando disponibilizou seus dados.

Esse trabalho é feito de maneira automatizada através de ferramentas.

O objetivo da Nutrição de Leads é prepará-los para avançarem em cada etapa do funil de vendas.

As informações precisam ser enviadas pensando em cada etapa da jornada de compra: aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão da compra.

Ou seja, as informações que você disponibiliza em cada etapa que o Lead se encontra, irão guiá-lo até o objetivo final, que é a venda.

Essa estratégia é fundamental para auxiliar o time de vendas de uma empresa, pois permite que os vendedores abordem as pessoas certas no momento certo.

Saiba por que a nutrição de Leads é importante para sua empresa.

Dentro da Estratégia de Marketing Digital, é possível captar muitos leads, mas nem todos são qualificados.

Dentro dos Leads qualificados, a maioria ainda não está pronta para realizar uma compra, por isso a nutrição é tão importante para que esses Leads sintam-se preparados para isso.

Entre os principais benefícios que a Nutrição de Leads apresenta para as empresas, estão:

  • Aumenta as chances de um Lead realizar uma compra;
  • Auxilia para criar uma relacionamento direto com futuros consumidores;
  • Ajuda no fortalecimento da marca;
  • Reduz o ciclo de compra;
  • Proporciona uma melhor experiência de compra ao consumidor;
  • Economiza esforços da equipe de marketing e vendas;
  • Gera retorno financeiro.

Como realizar uma nutrição de Leads eficiente

Para realizar uma Nutrição de Leads eficiente, o primeiro passo é o planejamento.

É preciso definir um objetivo, para saber o que você deseja para a sua empresa com essa estratégia.

Defina metas, prazos, organize as informações que você já tem e quais ainda precisa.

Tenha uma base de Leads baseada na sua persona e estabeleça o que define um Lead como preparado para conversão.

Depois de se planejar, é preciso produzir conteúdo de relevância para a nutrição.

Para isso é preciso conhecer muito bem a sua persona e em que fase do funil seu lead está, para entregar o conteúdo que o Lead precisa na hora certa.

O próximo passo é definir a sua linha do tempo, que é a sequência do conteúdo e quando você irá enviar cada parte para nutrir o seu Lead.

Para isso, é preciso pensar como o consumidor, ninguém gosta de receber vários e-mails de uma vez.

É preciso começar com e-mails mais simples e ver como as pessoas reagem, depois disso são enviados os conteúdos mais complexos que tem o objetivo de guiar o Lead até a compra.

Por fim, é preciso medir os resultados, analisando todos os dados disponíveis para saber o que é preciso melhorar e como fazer isso.

Conclusão

A nutrição de Leads é fundamental em uma estratégia de marketing digital, visto que a maioria das pessoas quando disponibilizam seus dados, não estão prontas para realizarem uma compra.

Com a nutrição, essa pessoas são guiadas pelo funil de vendas, até estarem no momento certo de serem abordadas pelo time de vendas de uma empresa.

É uma estratégia muito importante para empresas que desejam aumentar seus resultados, gerando mais vendas e reduzindo o trabalho de sua equipe para isso.

Contudo, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo para criar um planejamento e aplicar a estratégia de forma eficiente.

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