You are currently viewing O que é o metaverso? Entenda quais são os planos de Mark Zuckerberg para o futuro

O que é o metaverso? Entenda quais são os planos de Mark Zuckerberg para o futuro

  • Post author:
  • Post category:Metaverso

No dia 28 de outubro de 2021, o conglomerado Facebook mudou de nome, e agora se chama Meta. Segundo Mark Zuckerberg, essa mudança tem como objetivo apresentar para o público o foco atual da empresa, que é construir um metaverso.

“No momento, nossa marca está intimamente ligada a um produto só. Mas, com o tempo, esperamos ser vistos como uma empresa de metaverso”, disse ele no evento de lançamento.

Mas o que é esse tal de metaverso? Acompanhe conosco esse artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto.

O que significa metaverso?

Antes de tudo, é importante que compreendamos a origem da palavra metaverso.

A palavra meta vem do grego “metá”, que significa algo como “além” ou “em seguida”. Já o verso, vem de universo.

Logo, estamos falando de um ambiente digital que é uma evolução do que estamos acostumados a acompanhar até hoje.

Um universo digital compartilhado

O metaverso é uma espécie de universo virtual 3D, onde é possível interagir com a internet como se estivéssemos dentro dela.

Será possível ter o seu próprio avatar virtual e, por meio dele, você poderá conversar, trabalhar e se conectar com seus amigos e familiares sem mesmo sair de casa.

A intenção é misturar elementos digitais com o mundo físico, como no filme Homem de Ferro, de 2008, onde o Tony Stark interage com as projeções feitas no ar.

“Pense no metaverso como uma internet materializada, onde em vez de apenas visualizar o conteúdo, você está nele”, destacou Mark.

É previsto que as pessoas utilizem óculos especiais para visualizar esses itens “por cima” da realidade e pulseiras que captam o movimento das mãos para “acessá-los” a qualquer momento no metaverso.

Vale ressaltar que já existe o Oculos Quest, que foi fabricado pela Meta.

Existem outras empresas ligadas ao tema

Não é só o Zuckerberg que tem essa visão do metaverso.

A Epic Games, criadora do jogo Fortnite, já colocou ideias relacionadas em prática há um tempo atrás: houve um show virtual com o rapper americano Travis Scott, que reuniu mais de 12 milhões de jogadores simultaneamente.

A Snap, criadora do Snapchat, vem trabalhando com óculos de realidade aumentada, o que pode se tornar muito importante para o futuro do metaverso.

A Microsoft, empresa criadora do Windows, afirma possuir ferramentas de inteligência artificial e realidade mista (que mistura Realidade Virtual com Realidade Aumentada) para auxiliar as empresas a desenvolverem programas para o metaverso.

A Roblox, plataforma que permite a criação de jogos e ambientes, e a Nvidia, empresa desenvolvedora de placas de vídeo, já mencionaram o metaverso inúmeras vezes.

Tudo isso mostra que o metaverso está cada vez mais próximo e já é uma realidade. O que você acha disso? Está ansioso para que essa novidade esteja presente em nossas vidas? Deixe nos comentários.

Conheça a Wonzi!

Somos especialistas em soluções como:

– Vídeos;

– Social media;

– Campanhas publicitárias;

– Identidade visual;

– Sites;

Todos os nossos projetos são focados em entregar resultados reais para nossos clientes, e estamos presentes no mercado desde 2012.

Torne seu negócio relevante também. Clique aqui e saiba mais!

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.