No dia 28 de outubro de 2021, o conglomerado Facebook mudou de nome, e agora se chama Meta. Segundo Mark Zuckerberg, essa mudança tem como objetivo apresentar para o público o foco atual da empresa, que é construir um metaverso.
“No momento, nossa marca está intimamente ligada a um produto só. Mas, com o tempo, esperamos ser vistos como uma empresa de metaverso”, disse ele no evento de lançamento.
Mas o que é esse tal de metaverso? Acompanhe conosco esse artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito do assunto.
O que significa metaverso?
Antes de tudo, é importante que compreendamos a origem da palavra metaverso.
A palavra meta vem do grego “metá”, que significa algo como “além” ou “em seguida”. Já o verso, vem de universo.
Logo, estamos falando de um ambiente digital que é uma evolução do que estamos acostumados a acompanhar até hoje.
Um universo digital compartilhado
O metaverso é uma espécie de universo virtual 3D, onde é possível interagir com a internet como se estivéssemos dentro dela.
Será possível ter o seu próprio avatar virtual e, por meio dele, você poderá conversar, trabalhar e se conectar com seus amigos e familiares sem mesmo sair de casa.
A intenção é misturar elementos digitais com o mundo físico, como no filme Homem de Ferro, de 2008, onde o Tony Stark interage com as projeções feitas no ar.
“Pense no metaverso como uma internet materializada, onde em vez de apenas visualizar o conteúdo, você está nele”, destacou Mark.
É previsto que as pessoas utilizem óculos especiais para visualizar esses itens “por cima” da realidade e pulseiras que captam o movimento das mãos para “acessá-los” a qualquer momento no metaverso.
Vale ressaltar que já existe o Oculos Quest, que foi fabricado pela Meta.
Existem outras empresas ligadas ao tema
Não é só o Zuckerberg que tem essa visão do metaverso.
A Epic Games, criadora do jogo Fortnite, já colocou ideias relacionadas em prática há um tempo atrás: houve um show virtual com o rapper americano Travis Scott, que reuniu mais de 12 milhões de jogadores simultaneamente.
A Snap, criadora do Snapchat, vem trabalhando com óculos de realidade aumentada, o que pode se tornar muito importante para o futuro do metaverso.
A Microsoft, empresa criadora do Windows, afirma possuir ferramentas de inteligência artificial e realidade mista (que mistura Realidade Virtual com Realidade Aumentada) para auxiliar as empresas a desenvolverem programas para o metaverso.
A Roblox, plataforma que permite a criação de jogos e ambientes, e a Nvidia, empresa desenvolvedora de placas de vídeo, já mencionaram o metaverso inúmeras vezes.
Tudo isso mostra que o metaverso está cada vez mais próximo e já é uma realidade. O que você acha disso? Está ansioso para que essa novidade esteja presente em nossas vidas? Deixe nos comentários.
Conheça a Wonzi!
Somos especialistas em soluções como:
– Vídeos;
– Social media;
– Campanhas publicitárias;
– Identidade visual;
– Sites;
Todos os nossos projetos são focados em entregar resultados reais para nossos clientes, e estamos presentes no mercado desde 2012.
Torne seu negócio relevante também. Clique aqui e saiba mais!
Pingback: Metaverso e os influenciadores virtuais: saiba mais aqui - Wonzi