You are currently viewing 5 tipos de campanhas publicitárias para você se inspirar

5 tipos de campanhas publicitárias para você se inspirar

Se eu te perguntar agora o que é uma campanha publicitária, você saberia me responder em poucas palavras?

Pois bem, quando falamos a palavra campanha especificamente, estamos nos referindo a um conjunto de atividades, estratégias e recursos para atingir um determinado resultado.

Logo, uma campanha publicitária, pode ser definida quase da mesma forma, mas é claro que existem diversos pormenores nesse conceito que você precisa conhecer.

Além disso, existem diversos tipos de campanhas publicitárias no mercado, cada uma com um objetivo diferente. Pensando nisso, nós aqui da Wonzi resolvemos separar 5 tipos de campanhas publicitárias para você se inspirar nas estratégias para sua empresa. Confira!

Os tipos de campanhas publicitárias

1 – Campanha Institucional: o principal objetivo deste tipo de campanha é o reconhecimento de marca ou branding. Essa estratégia não tem o foco necessariamente em vendas, mas sim em envolver o público e deixa-lo cada vez mais próximo da sua empresa. Aqui, o apelo emocional se faz bastante presente.

Veja o exemplo da campanha “O futuro se molda” da Gerdau

2 – Campanha promocional: esta tem o foco total em chamar a atenção do consumidor para aumentar o número de vendas de um produto ou serviço em um determinado período de tempo. Neste tipo de campanha o destaque vai para o preço e para as condições de pagamento, principalmente se eles forem um diferencial.

Confira essa campanha promocional da Unimed Campinas, que contou com a participação da cantora e influenciadora Mariana Nolasco

3 – Campanha social: aqui o foco é engajar o público em novos movimentos, crenças ou culturas que podem provocar mudanças positivas na nossa vida e no mundo. Normalmente são realizadas por grandes instituições ou até mesmo pelo governo para orientar a população.

Um ótimo exemplo é a campanha “Não seja um agente da morte” da Secretaria da Saúde do Espírito Santo

4 – Campanha de lançamento: como o próprio nome já diz, a campanha de lançamento tem como objetivo divulgar um novo produto ou serviço que acabou de ser lançado no mercado. Aqui, usa-se muito o gatilho mental da novidade.

Como exemplo, confira a campanha “Agora você pode” da Heinken

>>> CLIQUE PARA VER O VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=2QOB0L_dctg <<<

5 – Campanha de oportunidade: neste tipo de campanha, o objetivo é tirar proveito de algum acontecimento que esteja em alta; pode ser um meme, um evento de grande repercussão, uma notícia ou algo que aconteceu na própria empresa.

Uma das melhores campanhas de oportunidade realizadas no Brasil foi a “Transformando limão em limonada” da Reserva – a empresa aproveitou a repercussão do assalto em uma de suas lojas e criou uma campanha publicitária para divulgar sua liquidação. Simplesmente, genial

Crie uma campanha publicitária para sua marca

Se você chegou até aqui, certamente está convencido de que existe um tipo de campanha publicitária que se encaixa para o momento atual da sua empresa, não é mesmo?

Portando, não deixe de explorar ao máximo o potencial desta estratégia.

E se você precisar de ajuda, conte conosco! Somos especialistas em soluções como:

– Vídeos;

– Social Media;

– Campanhas publicitárias;

– Identidade visual;

– Sites;

Todos os nossos projetos são focados em entregar resultados reais para nossos clientes, e estamos no mercado desde 2012.

Torne seu negócio relevante também. Clique aqui e saiba mais!